• Madeira Certificada


  •  

     

    Apenas a madeira maciça pode ser certificada ?
    Não, também estão disponíveis outras matérias primas derivadas de madeira como os compensados, MDFs, MDPs, etc, que são produzidos com matéria prima e processo certificados e desta forma também podem receber a chancela FSC. A certificação da cadeia de custódia permite colocar o selo do FSC no produto final. A certificação da cadeia de custódia exige o rastreamento da mesma desde sua colheita até a comercialização do produto acabado, pronto para o consumidor final, seja ele móvel, papel, etc.

     


    compensado multilaminado

     


    madeira maciça certificada

     


    MDF - Medium Density Fiberboard

     

    O que é necessário para a certificação da madeira ?

     

     

    A certificação de uma área florestal requer que a operação florestal nessa área seja feita seguindo os seguintes princípios:


    Ecologicamente correto
    Utilizar técnicas que imitam o ciclo natural da floresta e causam o mínimo impacto, permitindo sua renovação e sua permanência, bem como da biodiversidade que abriga. Por exemplo, a floresta é provedora da matéria prima da Indústria papeleira - se não houver floresta, nãoé possível oferecer o mesmo produto nem na mesma quantidade. E o papel é um bem essencial na sociedade moderna.


    Socialmente justo
    A propriedade de uma área florestal e toda a atividade precisa ser legalizada, o que significa pagar todos os tributos e respeitar todos os direitos trabalhistas, inclusive no item segurança do trabalho. Além disso, o processo de certificação FSC é transparente, o que permite sua fiscalização por qualquer entidade ou indivíduo da sociedade civil. Finalmente, os princípios e critérios do FSC são decididos com a participação igualitária dos três setores: ambiental, social e econômico.


    Economicamente viável
    As técnicas de manejo florestal requeridas pelo FSC aumentam a produtividade da floresta, garantem a durabilidade dos investimentos, e agregam valor ao produto. O selo FSC no produto já é uma demanda do mercado para o qual ainda não há suficiente oferta, e isso significa que um produto com o selo FSC garante a permanência no mercado e abre novos mercados.

     

    Qual a importância da certificação para as empresas ?
    A opção das empresas em adotar produtos fabricado com madeira certificada é uma oportunidade para se relacionar de forma diferenciada com os seus clientes, e um passaporte para a modernidade e para a economia globalizada.
    A certificação distingue os que operam de forma correta daqueles que eventualmente estão na ilegalidade, que agem de forma predatória ao destruir a floresta e sua biodiversidade, o que os obriga a buscar sempre novas florestas, mudando constantemente de lugar, sem benefício para a comunidade local, utilizam trabalho infantil, mantém empregados sem carteira assinada e sem equipamentos de segurança, não pagam impostos, e assim por diante.
    Produtos fabricados com madeira certificada Para a produção de cadeiras a Movelaria Paranista utiliza madeira maciça proveniente de florestas plantadas e certificadas, e que foi submetidaà processo de secagem em estufa. Garantindo ótima estabilidade e durabilidade.
    A variedade “Grandis” do Eucalipto é a madeira ideal para produção de móveis de alta qualidade e com respeito ao ambiente natural. O Eucalyptus grandis apresenta ótima aparência, boa trabalhabilidade e características muito semelhantes às do mogno, em termos de propriedades físicomecânicas, principalmente densidade, resistência e elasticidade. Sem, entretanto, ter sido extraída de florestas nativas. Sua cor natural é pardo roseada, lembrando também o aspecto do Curupixá, sendo possível aobtenção de diversas outras colorações por meio de tingimento.

     


    <-- Voltar